quarta-feira, 28 de agosto de 2013


CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC
DISCIPLINA: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
ACADÊMICA: ERMINA CRISTINA SOUSA SANTOS
PROFESSORA: TERESA KATIA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
 
CONCEITO 1:A educação a distância é um recurso de incalculável importância como modo apropriado para atender a grandes contingentes de alunos de forma mais efetiva que outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos em decorrência da ampliação da clientela atendida.
A escolha da modalidade da educação a distância, como meio de dotar as instituições educacionais de condições para atender às novas demandas por ensino e treinamento ágil, célere e qualitativamente superior, tem por base a compreensão de que, a partir dos anos sessenta, a educação a distância começou a distinguisse como uma modalidade não­ convencional de educação, capaz de atender com grande perspectiva de eficiência, eficácia e qualidade aos anseios de universalização do ensino e, também, como meio apropriado à permanente atualização dos conhecimentos gerados de forma cada mais intensa pela ciência e cultura humana.
Referência: Armengol, M.C. (1987). Universidad sin classes. Educación a distância en América Latina. Caracas:OEA­UNA­Kepelusz. Noções de Educação a Distância Disponível em C:\Documents And Settings usuário Configurações locais Temp O%20que%20é20Educação%20a%20Distânciahtm
 
CONCEITO 2: é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial ou temporalmente.
O ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.
Referência: MORAN, José Manuel O que é educação a distância Disponível em <http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm > Acesso em: 19 de Out. 2010.
 
CONCEITO 3:A educação, porém, não é um conceito moralmente neutro. Educar alguém ou a si próprio é, por definição, fazer algo que é considerado moralmente correto e valioso. Na verdade não há educação sem que ocorra aprendizagem. A aprendizagem, por seu lado, pode resultar de um processo "de fora para dentro" como o ensino ou de um processo gerado "de dentro para fora".

 

Um comentário:

  1. O conceito 3 era pessoal. O que você publicou está disponível no site: http://www.feg.unesp.br/~saad/zip/EADConceitosBasicos.htm, do autor Eduardo Chaves, 1/4/99.

    ResponderExcluir