Universidade
Federal de Roraima
Centro
de Educação
Departamento
de Pedagogia
Disciplina:
Tecnologia da Informação e
Comunicação Aplicada à Educação
Professora:
Teresa Kátia Alves de Albuquerque
Componentes:ADRIELLI
MOTA, Áustria Morais, Emyne Abrão, Ermina Cristina Sousa Santos.
PROINFO(NTE)
INTRODUÇÃO
O
objetivo do nosso trabalho foi conhecer o ProInfo, sua estrutura e
seu
funcionamento. Para isso, fomos até o local do referido
programa
ProInfo,fomos recebidas por uma das pessoas que trabalha no
programa,ele nos deu todas as informações
necessárias, falou
sobre a atuação do ProInfo nas escolas do nosso Estado.
Esperamos
que este trabalho pudesse esclarecer o funcionamento do
mesmo de uma
forma fácil e proveitosa, pois sabemos que será vantajosa tanto
para os professores quanto para os alunos, que serão beneficiados
com a tecnologia
do futuro que é a informática.
Ficamos
realizadas por ter feito esta pesquisa, que também nos
proporcionou
muitas informações ricas, além de saber que o Projeto de um
computador por aluno não é um sonho mais uma realidade.
RELATÓRIO
No
dia oito de Agosto de 2013, realizamos uma visita ao
departamento do
Programa de Informática na Educação (ProInfo), onde fomos bem
recebidas por uma dos funcionários da sede em Boa Vista, Paulo que
nos relatou os objetivos que tem alcançado e as dificuldades
encontradas em relação ao programa.
O
programa funciona de forma descentralizada, sendo que em cada
Unidade
da Federação existe uma Coordenação Estadual do ProInfo,
cuja atribuição principal
é a de introduzir o uso das tecnologias
de informação e comunicação nas escolas da
rede pública, além
de articular as atividades desenvolvidas sob sua jurisdição, em
especial as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs).
O
objetivo principal do programa é capacitar
o professor da rede
pública de ensino. Assim sendo, o (projeto aluno integrado) visa
utilizar a informática com objetivo de incentivar o aluno a se
familiarizar com as
novas tecnologias em educação, principalmente
em suas relações com o cotidiano,
interagindo com as demais
Ciências, dado que muitas vezes, o discente não
percebe que as
mídias fazem parte do seu dia-a-dia. É um curso técnico para os
alunos a partir dos 13 anos de idade, várias escolas da capital são
beneficiadas do
referido programa sendo no geral 90 incluindo as do
interior (PROINFO,2013).
Uma
das dificuldades encontradas pela instituição é a infraestrutura
das salas e de armazenamento das máquinas. Em relação aos
equipamentos, foi citado que são suficientes, mas os recursos
humanos, ou seja, o quadro pessoal não é satisfatório, pois muitos
professores não
querem ir para sala de mídias devido não terem
incentivos a docência, o espaço
físico também foi citado como
uma das preocupações da coordenadora, pois nem
todas as escolas
tem uma sala reservada para os computadores, isso faz com que
demore
as instalações dos mesmos tendo que ser adaptado muitas das vezes
sem
menor infra estrutura.
A
rede elétrica também é outro problema encontrado nas escolas, pois
tem
que fazer adaptação da carga, e muita das vezes demoram a
chegada da mão de
obra, pois tem que passar por vários tramite na
secretaria de educação, no interior a
realidade é a mesma.
Foi informado sobre o projeto dos tabletes que estava sendo
entregue neste dia,que tem como objetivo envolver os professores da
rede publica de ensino
a fazerem parte do mundo virtual e conhecerem
seus benefícios, dando a
oportunidade para o docente ter contato
com um mundo de uma maneira rápida e
eficaz. Tendo também como
foco o conhecimento da pesquisa em ambiente
tecnológico. Todas as
informações desse relatório foram de encontro as nossas
expectativas.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
O
presente trabalho nos evidencia informações importantes para
esclarecer o
objetivo principal do referido programa (ProInfo),
promover o uso da Telemática
como ferramenta de enriquecimento
pedagógico no ensino público fundamental e
médio. Cujo trabalho
principal é introduzir as Tecnologias de Informação e
Comunicação
(TIC's) nas escolas públicas, além de articular os esforços e as
ações
desenvolvidas no setor sob sua jurisdição, em especial as
ações dos Núcleos de
Tecnologia Educacional (NTE).
Até
certo ponto podemos afirmar que o estudo até aqui realizado pode
contribuir para o aprimoramento do processo ensino aprendizagem das
tecnologias
aplicadas nas salas de aulas da rede publica de ensino.
REFERENCIAS:
PROINFO-Programa
Nacional de Tecnologia Educacional.Apresentação, Disponivel
em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=244&Itemid=823
.Acesso
em :08 jul. 2013.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Ermina
ResponderExcluirParabéns pela postagem do Relatório!!
Abraços,
Profa. MSc. Teresa Kátia